Onde poderá a nossa fraqueza encontrar um descanso seguro e tranquilo, senão nas chagas do Salvador? Nelas habito com segurança, porque sei que Ele pode salvar-me. Agita-se o mundo, atormenta-me o corpo, o diabo arma-me ciladas, mas eu não caio, porque estou fundado sobre rocha firme. Se pequei gravemente, perturba-se-me a consciência, mas recupero a paz, porque me lembro das chagas do Senhor: Ele foi ferido por causa das nossas iniquidades. Que há de tão mortal que não encontre redenção na morte de Cristo? Se me vem ao pensamento esta medicina tão poderosa e eficaz, já não me atemoriza aflição alguma, por maligna que seja.
Por isso não tinha razão aquele que disse: O meu pecado é demasiado grande para merecer perdão. Isso só se explica porque ele não era membro de Cristo: não podia apropriar-se nem chamar seus os méritos de Cristo, como membro do corpo cuja cabeça é o Senhor.
Por mim, o que me falta vou buscá-lo confiadamente ao coração do Senhor, porque é imensa a sua misericórdia e estão abertos os canais que derramam as suas graças: trespassaram as suas mãos e os seus pés e com a lança abriram o seu lado: por estas feridas posso saborear o mel dos rochedos e o azeite da rocha duríssima, quer dizer, posso saborear e ver como o Senhor é bom.
Os seus pensamentos eram de paz e eu ignorava-o. Quem, na verdade, conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro? Mas o cravo penetrante tornou-se para mim uma chave para me abrir o conhecimento da vontade do Senhor. E que vejo através das suas chagas abertas? O cravo e a ferida proclamam que Deus está verdadeiramente em Cristo, reconciliando o mundo consigo. A lança trespassou a sua alma e aproximou-se do seu coração, para mostrar que Ele é capaz de Se compadecer das minhas fraquezas.
Através das feridas do corpo manifestam-se os segredos do seu coração, revela-se o grande mistério de piedade, as entranhas de misericórdia do nosso Deus que das alturas nos visitou como sol nascente.Como pode não estar patente o vosso coração através das santas chagas? Certamente, Senhor, as vossas chagas foram o meio mais claro de nos mostrar que sois manso, humilde e cheio de misericórdia. Ninguém, na verdade, manifesta maior misericórdia do que aquele que dá a vida por quem está condenado à morte.
O meu mérito está na misericórdia do Senhor. Nunca serei pobre de méritos enquanto Ele for rico de misericórdia: se são abundantes as misericórdias do Senhor, também são muitos os meus méritos; e se tenho consciência de muitos pecados, onde abundou o pecado, superabundou a graça. Se a misericórdia do Senhor é eterna, também eu cantarei eternamente as misericórdias do Senhor. Cantarei também a minha justiça? Senhor, somente recordarei a vossa justiça. Ela é também realmente minha, porque em Vós me tornei justiça de Deus.
.
Texto cf. : Sermões de São Bernardo, abade, sobre o Cântico dos Cânticos (Serm. 61, 3-5: Opera omnia 2, 150-151) (Sec XII)
Imagem: iCatolica.com