Nossas tristezas acontecem devido a perda do significado do Sagrado. Ao longo dos anos temos feito algo pela “famosa” liberdade, o que nos distancia do que realmente nos dava a alegria de viver: as coisas importantes nesta vida.
A liberdade de pensar sim, a liberdade de expressão sim, a liberdade de expor o nossos hábitos sim, mas deixamos ultrapassar os limites da natureza humana que substituiu os valores mais profundos de nossa alma. Quando isso aconteceu perdemos algo muito importante que é o Sagrado.
O Sagrado de nós mesmos, onde ninguém podia tocar, somente Deus, foi substituído ao abrirmos as portas de nosso ser para qualquer um entrar. Isso não é culpa de ninguém a não ser de nós mesmos. Com essa atitude o lixo, o resto, o que sobra, toma lugar do sagrado dentro de nós. Desta forma as coisas mais importantes como o amor próprio, a firmeza, a auto estima, a coragem, a auto confiança, e outras virtudes que nos ajudam a construir uma história saudável e que fazem parte ativa do ser humano, ser inteiro, estão em falta.
A busca incessante e desesperadora por nós mesmos vem da falta do Sagrado de todas as coisas. De ter discernimento e noção do que realmente é importante nesta vida.
A busca é importante, mas os caminhos que estão sendo escolhidos não é o verdadeiro. Então vemos jovens, famílias inteiras, crianças que choram, que se desvaem em tritezas e perguntamos: Por quê?
Quando ouvimos a resposta correta nossos ouvidos se fecham porque não é a resposta que queremos ouvir. Temos que fazer uma opção nesta hora e ela nos leva a arrancar nossas opiniões formadas, ou melhor, deformadas pelas nossas razões e medo de voltar para reeiniciar o caminho.
O primeiro mandamento da Lei de Deus nos ensina a amar à Deus sob todas as coisas, sob tudo que nos tira o Sagrado, e o segundo nos ensina a amar o próximo como a nós mesmos. Será que me fiz clara? Se não amo o sagrado que sou eu mesma como vou amar o outro?
Estamos vendo como as coisas andam. Filhos que matam seus pais em seus corações, mães que tem coragem de deixar seus filhos e esposos porque se apaixonaram por alguém, pais que se entregam aos vícios esquecendo de seus queridos, idosos buscando a prostituição quando deveriam ser exemplo para os mais jovens, crianças carentes de amor e ricas em presentes e coisas materiais, entre outras maldades do mundo. E assim vamos ficando tristes, abatidos, doentes e fracos, pois nossa natureza foi transgredida.
Cada um de nós é um TESOURO. Cada um de nós é único. Ninguém pode nos copiar. Nem mesmo Deus o quer porque foi Ele que nos criou únicos e nos colocou seu Amor. Uma única forma, um único projeto para cada um.
Fomos feitos com AMOR e para o AMOR. Portanto Sagrados. Somos solo Sagrado. Se alguém quiser entrar terá que tirar as sandálias dos pés, pois somos solo santo. Meu irmão, minha irmã, é tão fácil ser feliz. Basta reavaliar onde estamos colocando o verdadeiro valor de tudo em nossa vida. O que realmente deve ser Sagrado em nossa vida?
É tempo de voltar, de se olhar no espelho e ver o Amor de Deus em você e não ter medo de se amar e de amar o que é verdadeiro. Tenha coragem de ver o Sagradoque há em VOCÊ. Somente desta forma você encontrará o verdadeiro sentido na vida e verá que nunca está sozinho, pois neste solo sagrado voltará a morar.
…
Texto escrito por Mirian G. G. T. Rocha, no dia 26 de novembro de 2013.