Skip links
Ver
Arrastar

Reconhece a dignidade da tua natureza

Nosso Senhor Jesus Cristo, nascendo como verdadeiro homem, sem nunca deixar de ser verdadeiro Deus, iniciou em Si uma nova criatura e com o seu nascimento deu ao género humano um princípio de vida espiritual. Que inteligência poderá compreender este mistério, que língua será capaz de descrever semelhante benefício? A humanidade pecadora reencontra a inocência, o homem envelhecido no mal recebe uma vida nova; os que eram inimigos e estavam longe de Deus tornam-se filhos adoptivos e seus herdeiros.
Desperta, ó homem, e reconhece a dignidade da tua natureza. Lembra-te que foste criado à imagem de Deus e que esta imagem, embora corrompida em Adão, foi restaurada em Cristo. Usa dignamente as criaturas visíveis: a terra, o mar, os ares, as fontes e os rios; e tudo o que há nelas de belo e maravilhoso, dedica-o ao louvor e glória do Criador.
Contempla com os teus olhos a luz sensível e recebe com todo o afecto da tua alma aquela verdadeira luz que ilumina todo o homem que vem a este mundo e da qual dizia o Profeta: Voltai-vos para ela e sereis iluminados, e o vosso rosto não se cobrirá de vergonha. Se somos templos de Deus e o Espírito Santo habita em nós, vale muito mais o que cada fiel tem na alma do que todas as maravilhas que se contemplam no céu.
Com estas palavras, irmãos caríssimos, não queremos incitar-vos ou persuadir-vos a desprezar as obras de Deus, ou a pensar que as coisas boas que o bom Deus criou sejam um obstáculo para a vossa fé; o que pretendemos é que useis de modo razoável e conveniente todas as criaturas e toda a beleza deste mundo, como diz o Apóstolo: o que se vê é passageiro, mas o que não se vê é eterno.
   Nascemos para esta vida, mas renascemos para a futura. Por isso, não nos entreguemos aos bens temporais, mas procuremos os eternos. E para contemplarmos mais de perto o objecto da nossa esperança, pensemos em tudo o que a graça divina comunicou à nossa natureza. Escutemos o Apóstolo: Vós morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, Se manifestar, então também vós vos haveis de manifestar na glória com Ele, que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amen.

..

TEXTO: Sermões de São Leão Magno, papa (Serm. in Nat. Dom. 7, 2.6: PL 54, 217-218.220-221) (Sec. V)

IMAGEM: http://verboencarnadobrasil.org/dignidade-da-pessoa-humana/