Skip links
Ver
Arrastar

Vocação e apostolado de S. Paulo

Gálatas 1, 13 ‑ 2, 10

  Irmãos: Certamente ouvistes falar do meu proceder outrora no judaísmo e como perseguia terrivelmente a Igrejade Deus e procurava destruí-la. Fazia mais progressos no judaísmo do que muitos dos meus compatriotas da mesma idade, por ser extremamente zeloso das tradições de meus pais.
  Mas quando aprouve a Deus, que me destinou desde o seio materno e me chamou pela sua graça, revelar em mim o seu Filho, para que eu O anunciasse entre os gentios, decididamente não consultei a carne e o sangue, nem subi a Jerusalém para ir ter com os que foram Apóstolos antes de mim; mas retirei-me para a Arábia e depois voltei novamente a Damasco. Três anos mais tarde, subi a Jerusalém para conhecer Pedro e fiquei junto dele quinze dias. Não vi mais nenhum dos Apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor. – O que vos escrevo, diante de Deus o afirmo: não estou a mentir –.
A seguir, fui às regiões da Síria e da Cilícia. Eu era pessoalmente desconhecido das Igrejas da Judeia que estão em Cristo. Só tinham ouvido dizer: «Aquele que outrora nos perseguia anuncia agora a fé que então combatia». E davam glória a Deus a respeito de mim.
Catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém com Barnabé e fiz-me acompanhar também de Tito. Eu subi para lá, de acordo com uma revelação, e expus-lhes o Evangelho que prego entre os gentios, numa reunião particular com os principais dirigentes, para me assegurar de não correr ou não ter corrido em vão. Mas nem sequer Tito, o meu companheiro, que era grego, foi obrigado a circuncidar-se. No entanto, a questão pôs-se por causa desses intrusos, falsos irmãos que se tinham introduzido entre nós para espiar a liberdade que temos em Cristo Jesus, a fim de nos reduzirem à escravidão. A esses não cedemos um momento sequer, a fim de conservar intacta para vós a verdade do Evangelho.
Quanto àqueles que eram de maior consideração – o que tinham sido antes pouco me importava; Deus não faz acepção de pessoas – os mais considerados de facto nada mais me impuseram. Pelo contrário, viram então que me estava confiada a evangelização dos que não eram judeus, como a Pedro a dos que eram judeus. – De facto, Aquele que exercera em Pedro a sua acção em ordem ao apostolado entre os judeus, tinha-a exercido em mim em ordem aos gentios – . Por isso, Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, ao reconhecerem a graça que me fora concedida, estenderam-nos as mãos, a mim e a Barnabé, em sinal de acordo: nós seríamos para os gentios e eles para os judeus. Só nos pediram que nos lembrássemos dos seus pobres, o que eu procurei pôr em prática com grande diligência.

IMAGEM: MrK