Skip links
Ver
Arrastar

Você sabe o que é Adorar ao Santíssimo?

Durante todas as quintas-feiras do mês, a Comunidade Kyrios promove o Dia da Adoração ao Santíssimo. Neste dia, todos os membros da Comunidade se revezam em uma vigília eucarística onde dedicam um tempo diante do Santíssimo Sacramento. É lá que Cristo está presente: no sacramento da eucaristia. E este deve ser honrado através da oração.
Visitar ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão e de amor, assim como um dever de adoração a Cristo Nosso Senhor. É neste momento que você estará sozinho com Deus, agradecendo todas as graças e conversando com Ele. A sós, em silêncio. Um momento de total espiritualidade e que deve ser feito sempre que possível.

O papa Bento XVI, na Sacramentum Caritatis, recomenda vivamente a prática da adoração eucarística e a adoração perpétua, precedida de uma catequese específica sobre o mistério eucarístico:

“Juntamente com a assembléia sinodal, recomendo, pois, vivamente aos pastores da Igreja e ao povo de Deus a prática da adoração eucarística tanto pessoal como comunitária. Para isso, será de grande proveito uma catequese específica na qual se explique aos fiéis a importância desse ato de culto que permite viver, mais profundamente e com maior fruto, a própria celebração litúrgica. Depois, na medida do possível e, sobretudo nos centros populosos, será conveniente individuar igrejas ou capelas que se possam reservar propositalmente para a adoração perpétua.” 
 
Um olhar contemplativo. A adoração eucarística está em estreita ligação com o mistério de Cristo celebrado. Não se reduz a uma reflexão. Nem pode ser tomada por uma meditação genérica. É, sobretudo, o estar na Presença do Senhor para contemplar com os olhos do coração o mistério de sua Páscoa, celebrado pleno de beleza no sacramento da Eucaristia.
A adoração eucarística silenciosa é a liturgia do coração, um tempo de graça, destinado a compreender, com o olhar da fé, o significado dado por Jesus ao Pão repartido e ao Vinho partilhado, na última Ceia – quando se despediu de seus discípulos. O estar na Presença do Senhor é uma realidade sensível, envolvente que nos permite acolher o dom de Deus e contemplar o mistério da Eucaristia na sua totalidade.
Isto é, nas suas diversas dimensões. Todas elas tendo como ponto de referência o mistério celebrado, como os raios de uma roda convergem para o seu centro: a memória da Páscoa do Senhor e a constituição da sua Igreja, para que nos tornemos nele um só corpo e um só espírito.
Fonte: Comunidade Missionária Divina Misericórdia